Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

8withpleasure

Partilhar a paixão que tenho pela Gastronomia. Através de experiências, dicas, opiniões, histórias e curiosidades...

8withpleasure

Partilhar a paixão que tenho pela Gastronomia. Através de experiências, dicas, opiniões, histórias e curiosidades...

27.Mai.17

Uma Viagem pela Ásia de Kiko - O ASIÁTICO

A abertura deste novo espaço do Chef Kiko nunca me passou despercebida e a vontade de visitar o Asiático foi crescendo com as boas reviews que fui tendo por parte de amigos. A minha paixão e curiosidade constante pela cozinha asiática contribuiu ainda mais e a visita tornou-se obrigatória

IMG_20170426_135230 (1).jpg

Tudo correu bem, muito bem até. O espaço é espetacular! durante o dia, o pateo interior torna-se convidativo, a luz natural ilumina o restaurante que é composto por vários elementos decorativos que nos remetem ao velho continente. Logo à entrada há várias especiarias e ingredientes colocados em frascos, fotografias que relatam a viagem pela Ásia que inspirou o Chef e ainda varios apontamentos naturais, como é disso exemplo a enorme árvore colocada ao centro do restaurante.

Toda a decoração foi pensada ao pormenor, uma mise-en-place clean e original onde os pauzinhos em inox e os originais talheres RAK saltam à vista! É um restaurante que impressiona pela sua simplicidade e beleza, com um luxo despretencioso.

IMG_20170426_135008.jpg

Não menos importante, fica o apontamento: também adorei a música! é ao ritmo da soul music da motown que nos "deliAsiamos"

À chegada ao restaurante somos muito bem recebidos pela hostess, que nos reencaminha ao chefe de sala e nos leva  até à mesa.  Ao jantar, a equipa de sala convida a subir ao bar para um aperitivo.
de uma forma muito simpática, o chefe de sala apresentou a carta e aconselhou a pedir entre 3 a 4 pratos (por cada duas pessoas) para partilhar, já que o conceito do restaurante e os pratos estão concebidos com esse sentido...

IMG_20170426_140423.jpg

Couvert (flatbreds, manteida com levedura e gema de ovo com gel de soja)

 

Para beber pedimos a já famosa Sangria D'o Asiático, servida num jarro de inox é muito fresca e cheia de sabores citricos, ideal para o "pairing" com pratos tão distintos ao nível de sabores e condimentos.

Relativamente ao couvert não fiquei fã, muito porque não aprecio o flatbred indiano (papari) e achei tanto a manteiga como a gema de ovo com o gel de soja muito intensos para acompanha-los. Para coivert tornou-se demasiado intenso e  uma mistura um pouco estranha. 

Da carta chegam muitas opções e a origem de cada prato tem como foco diferentes cozinhas asiáticas, Japão, China, Tailândia ou Índia são algumas delas.

IMG_20170426_145655.jpg

Decidimos ir para 4 pratos, o que se revelou adequado já que as doses são adequadamente pequenas...

Ostras D'o Asiático / Tataki de Espadarte Rosa / Rosbife Tailandês / Lombo de Borrego de Gorakhpur 

Foi esta a sequência da refeição e o resultado é uma concepção de pratos muito bem conseguida a todos os níveis. A apresentação é de se lhe tirar o chapéu, ingredientes cheios de vida e cor enriquecem pratos onde qualidade dos alimentos é notória e tudo na boca faz sentido.

IMG_20170426_141914.jpg

Ostras D'o Asiático

 

Entre o doce, salgado, amargo, picante ou umami desvendamos sabores poucas vezes despertados. É em "one bite style" que tudo se transforma, juntando todos os elementos que compõem o prato numa colher ou numa garfada, tudo ganha outra dimensão!

IMG_20170426_144350 (1).jpg

 Tataki de Espadarte Rosa

 

É dificil eleger um prato ganhador, todos tiveram o seu momento e lugar de destaque na refeição e foi também por isso que O Asiático me conquistou, pela consistencia e qualidade de todos os pratos que foram servidos.

Provalmente nem todas pessoas poderão dizer o mesmo, mas aí já diz respeito a gostos e preferências pessoais, porque não é facil pratos tão distintos e complexos de sabores agradarem de forma unânime a qualquer um!

IMG_20170426_142816 (1).jpg

 Rosbife Tailandês

 

 Faço aqui um pequeno destaque ao borrego porque fiquei muito surpreendido com este prato, pela variedade de cenouras (confitadas) com diferentes cores, sabores e texturas e o kumquat que não conhecia. É uma fruta citrica com um sabor super agradável e que combina na perfeição com o sabor mais intenso do borrego, tornando um prato que se poderia pensar mais pesado, em algo bastante leve e fresco.

IMG_20170426_145756.jpg

 Lombo de Borrego de Gorakhpur

 

Para terminar em beleza, não podia deixar de experimentar uma das sobremesas que compõe a carta. A opção foi para algo mais citrico e fresco, mas também aqui é dificil abdicar de alguma coisa, a descrição e nomes são bastante sugestivos e apelativos. Aliás, devo dizer que essa é outra das características felizes do restaurante - uma carta muito bem feita, com descrições de pratos muito claras e que ajudam na decisão.

IMG_20170426_151607.jpg

 Erva Príncipe e Kumquat

 

É com este tipo de restaurantes e conceitos que se cria uma oferta gastronómica distinta e de valor na cidade de Lisboa. Fico contente por me aperceber que cada vez mais aparecem espaços de qualidade, que se diferenciam e colocam Lisboa cada vez mais como uma das cidades Europeias onde melhor se pode comer qualquer tipo de cozinha do Mundo. 

Parabéns ao Chef Kiko e a toda a equipa, espero voltar em breve...

 

PREÇO MÉDIO REFEIÇÃO: 40€

Rua da Rosa, 317, 1200-386 Príncipe Real

21 131 93 69

https://www.facebook.com/OAsiaticoChefKiko

  

O Asiático Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.