Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

8withpleasure

Partilhar a paixão que tenho pela Gastronomia. Através de experiências, dicas, opiniões, histórias e curiosidades...

8withpleasure

Partilhar a paixão que tenho pela Gastronomia. Através de experiências, dicas, opiniões, histórias e curiosidades...

10.Fev.17

Taberna Rua das Flores - um espaço diário que surpreende pela fusão

O Restaurante Taberna Rua das Flores, situado precisamente na rua das flores, ao lado da Praça Luís de Camões dispensa apresentações. Vencedor durante 3 anos consecutivos do prémio “Mesa Diária”, uma das distinções atribuídas pela edição anual dos Prémios Mesa Marcada (promovido pelo blog Mesa Marcada e que distingue os melhores chefes e restaurantes do ano), este prémio tem por objetivo eleger um restaurante favorito, de preço moderado, onde se possa marcar presença assídua. Do painel de júris fazem parte chefes de cozinha, responsáveis por restaurantes, bloggers, críticos, jornalistas e gastrónomos. 

couvert.jpg

Couvert

 

Sendo que se tornava cada vez mais urgente a minha visita à famosa e sempre muito concorrida taberna, convidei o meu primo e numa quinta feira ao jantar lá fomos... 

Para os que gostam de dar um olho no menu e ir preparando as escolhas de antemão, podem esquecer!! O menu não é fixo e vai sofrendo alterações. Só sabemos o que vamos comer depois de nos sentarmos à mesa e da carta do dia nos ser apresentada pelo(a) empregado(a), a carta é estabelecida ao dia e vem escrita num quadro a giz. 

espadarte braseado.jpg

Espadarte Braseado

 

Uma coisa é certa, a carta de petiscos é variada, muito sugestiva e original, entre pratos de carne, peixe e até vegetarianos podemos fazer as nossas escolhas. Preparem o vosso poder de argumentação pois a "discussão" sobre que petiscos eleger não vai ser fácil... 

Na Taberna Rua das Flores temos uma cozinha de fusão que mistura a nossa gastronomia portuguesa com uma das mais ricas e pessoalmente das minhas favoritas, a Asiática. Espadarte braseado com molho agridoce?! Hambúrguer de novilho (quase tártaro) com molho *Sriracha?! e uns Gua Bao (pães chineses a vapor) com bacon, pepino e beterraba em vinagre?! Óbvio que ficam algumas iguarias por provar, como o tártaro de carapau ou as ovas de choco fritas mas nada que uma nova visita não resolva (penso que alguns dos petiscos vão estando presentes na carta com mais regularidade que outros). 

hamburguer (2).jpg

Hamburguer de Novilho

 

O couvert é tipicamente português, com azeitonas temperadas e uma variedade de pães para molhar no belo e delicioso azeite português (uma simples mas sempre boa introdução). Seguiu-se uma sequência de petiscos, iniciando no peixe e prosseguindo com carne e finalmente os pequenos pães para arrematar. Surpreendeu muito pela positiva, alimentos sublimemente confeccionados e combinados com sabores e contrastes asiáticos, uma mistura entre o doce, salgado e picante (bem presente) que prende a atenção de qualquer palato mais distraído... 

Depois de 3 petiscos a tentação para mais um era grande e acabámos por não resistir. A escolha recaiu sobre umas costeletinhas fritas de javali envoltas em crosta de hóstia chinesa. Mas infelizmente este foi o único ponto negativo de toda a refeição (devíamos mesmo ter ficado pelos 3 petiscos). Achei as costeletas pouco intensas no sabor e a crosta de hóstia não contribui nem acrescenta valor ao prato, bem pelo contrário. Acaba por se perder ainda mais o sabor da carne que por si só me pareceu ter falta de temperos. Admito que também possa ter a haver com o meu gosto pessoal, nem sempre temos obrigatoriamente de gostar de tudo. bao2.jpg

Gua Bao(pães asiáticos cozidos a vapor)

 

De qualquer das formas não é por um petisco menos conseguido que não achei a Taberna uma mesa diária à qual gostaria de ir repetidamente! 

O espaço é pequeno, de decoração simples e típica, com pequenas mesas quadradas com tampo em pedra de lioz e bancos e cadeiras em madeira. O balcão que faz jus ao nome Taberna. Sim, o nome não é só para ficar giro e o vinho bebe-se em copo on-the-rocks. A média luz e a proximidade entre mesas ajuda a criar um ambiente bastante confortável e convidativo ao bom vinho e boa comida. 

costeletinhas.jpgCosteletinhas Fritas de Javali

 

Para evitar a espera (não aceita reservas), há que chegar cedo ou optar por jantar mais tarde, o restaurante não tem muitos lugares e a procura é elevada tanto por turistas como locais (chegados 5 minutos depois e teríamos esperado em vez de 10, 1 hora por mesa). Às vezes também é preciso sorte, mas não deixem que isso seja um entrave para visitarem este que é considerado já por muitos um dos restaurantes mais fiéis e autênticos da cidade. Onde se apresentam e cruzam duas das cozinhas mais ricas do mundo num ambiente confortável e acolhedor, acompanhado por um serviço também ele acolhedor e de trato simples. 

 

 *Molho picante feito de pimentos (chili), originário da cidade de Sri Racha, Tailândia 

 

PREÇO MÉDIO  REFEIÇÃO: 25/30 euros 

Rua das Flores 103, 1200-194 Lisboa  

21 347 9418  

https://www.facebook.com/A-Taberna-da-Rua-das-Flores

 

Taberna da Rua das Flores Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.