Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

8withpleasure

Partilhar a paixão que tenho pela Gastronomia. Através de experiências, dicas, opiniões, histórias e curiosidades...

8withpleasure

Partilhar a paixão que tenho pela Gastronomia. Através de experiências, dicas, opiniões, histórias e curiosidades...

21.Jan.17

Pizza No Forno e Ouro Na Mesa - Forno d’Oro

Ao estilo napolitano, a massa é  fofa, mais alta nas extremidades e mais baixa no centro. É muito leve e dá às pizzas um equilíbrio perfeito, uma base única para os ingredientes frescos de elevada qualidade, muitos deles DOP  e que fazem do Forno d’Oro uma das melhores Pizzarias de Lisboa.  

IMG_20161124_215933.jpg

O chef (Tanka Sapkota) responsável pelo espaço é o mesmo do reconhecido e premiado Come Prima, o forno veio de Nápoles e foi montado no próprio restaurante, o restaurante tem o certificado da AVPN*, o espaço tem uma imagem muito "clean", decorado com requinte e bom gosto e à partida qualquer coisa que venha do chef Tanka, tem garantia de qualidade (Casa Nepalesa, Come Prima e brevemente Il Mercato).

Estão assim reunidas todas as condições para sairmos do Forno d'Oro com a sensação de que estivemos em uma qualquer pizzaria de Nápoles! 

IMG_20161124_214506.jpg

(Assim que nos sentamos é nos dado um “panfleto” que explica como são feitas as pizzas, com tempos de cozedura e tudo.) 

 

O serviço prestado é irrepreensível, todos os empregados são extremamente simpáticos e atenciosos. O restaurante permite ainda a reserva de mesa ao contrário de outras pizzarias da cidade e é relativamente fácil arranjar lugar para o carro. 

O espaço permite ter um jantar mais privado e romântico se assim o desejarmos e os preços estão perfeitamente ajustados à experiência. Eu classificaria o Forno d’Oro como uma pizzaria mais requintada, sem nunca perder a autenticidade naquilo que serve à mesa. 

IMG_20160619_205725.jpg

Do couvert chega-nos  focaccia e pão caseiro que podemos mergulhar no azeite bio e vinagre balsâmico. E ainda uma agradável bruchetta. Uma forma ótima de começar a refeição e ir abrindo o apetite para as pizzas. 

A oferta de pizzas é variada, há inclusive opções inspiradas na gastronomia Portuguesa com pizzas de estação, feitas com base na sazonalidade de alguns ingredientes e claro, uma extensa lista de opções feitas com os melhores ingredientes de Itália.

Podem sempre pedir a recomendação a algum empregado, que terá certamente todo o gosto em sugerir algo. 

IMG_20161124_215925.jpg

(Não vou eleger nenhuma pizza em especifico, pois cada um tem os seus gostos pessoais e as escolhas recairão certamente naquilo que são as preferências de cada um) 

 

De sobremesa, eu sei que já referi aqui num outro post, relativo a outro restaurante italiano (Bella Ciao) que o Tiramisu deles era o melhor que já tinha comido. Mas como estamos sempre a ser surpreendidos e as opiniões estão sujeitas à mudança, eu tenho de reconhecer que o Forno d’Oro tem um tiramisu igual, ou provavelmente superior ao do seu concorrente. É simplesmente perfeito, equilíbrio de sabores, textura, cremosidade, é mesmo muito bom. 

IMG_20161124_223452.jpg

Tiramisu

 

O Forno d'Oro figura assim na lista das melhores pizzarias de Lisboa, destacando-se pela confeção de pizzas ao estilo napolitano, servidas num ambiente um pouco mais "fine dining". MAS não se deixem intimidar, os talheres são decorativos e a pizza come-se à mão! 

 

*AVPN: "The Register of the approved suppliers of the "True Neapolitan Pizza" ("Vera Pizza Napoletana"), organized and promoted by the True Neapolitan Pizza Association (Associazione Verace Pizza Napoletana or AVPN), represents a tool serving pizzerias, affiliated to the Association, in the process of procuring food and non-food products, related to the production chain of the "true Neapolitan pizza". 

É portanto uma associação que certifica os restaurantes que servem pizzas dentro dos critérios definidos por eles como a verdadeira pizza napolitana, no website podem consultar quais são esses critérios: http://www.pizzanapoletana.org/eng_albo_fornitori.php 

 

PREÇO MÉDIO  REFEIÇÃO: 25 euros

Rua da Artilharia, 1, 16, Rato, Lisboa

21 387 99 44

http://www.fornodoro.pt/

https://www.facebook.com/Pizzzasefornodeouro/

 

Forno d'Oro Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.