Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

8withpleasure

Partilhar a paixão que tenho pela Gastronomia. Através de experiências, dicas, opiniões, histórias e curiosidades...

8withpleasure

Partilhar a paixão que tenho pela Gastronomia. Através de experiências, dicas, opiniões, histórias e curiosidades...

17.Abr.18

O Esparguete À Bolonhesa Não Existe?!!

Curiosidade ou não, a verdade é que o esparguete à bolonhesa, famoso entre miúdos e graúdos e que figura em inúmeros menus de restaurantes por esse mundo fora, na verdade não existe!!

Captura de ecrã 2018-04-17, às 10.46.50.png

fonte: http://www.cocosbread.com/?p=6901

 

Tudo não passa de uma criação "euroamericanocidental" e de uma incorreta utilização de termos que acabam por encobrir a verdadeira origem e autenticidade deste prato Italiano com origem em Bolonha. E aqui começamos já com a primeira curiosidade, à bolonhesa vem do facto da receita original ser oriunda da cidade de Bolonha, e se forem a Bolonha ou a Itália, não vão encontrar em nenhum menu de restaurante o esparguete à bolonhesa, ao invés, aquilo que existe é Tagliatelle Al Ragu ou Tagliatelle Al Ragu Alla Bolognese 

Em Bolonha eles não utilizam esparguete, o que utilizam é o tagliatelle (mais largo e achatado, 8mm), pois permite uma maior envolvência e sustentação do molho. E bolonhesa não é um molho, o molho é sim um ragu (molho à base de carne) à moda de Bolonha (daí o ragú alla bolognese) que para além de carne também leva tomate, entre outros ingredientes. 

A Academia Italiana de Cozinha tem inclusivé a receita oiginal do ragú alla bolognese, como aliás de todos os outros ragús feitos em Itália: https://www.accademiaitalianadellacucina.it/en/

Captura de ecrã 2018-04-17, às 10.40.04.png

A receita oficial em Italiano:

Captura de ecrã 2018-04-17, às 10.39.47.png

Portanto já sabem, quando forem a Itália e quiserem comer um esparguete à bolonhesa, procurem pelo tagliatelle al ragú.

Para os mais curiosos, fica aqui um vídeo sobre a gastronomia Italiana e em específico da região de Bolonha, onde descobri este facto/curiosidade gastronómica:

https://www.youtube.com/watch?v=BW9-b3J3-DY&t=6s

 

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.