Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

8withpleasure

Partilhar a paixão que tenho pela Gastronomia. Através de experiências, dicas, opiniões, histórias e curiosidades...

8withpleasure

Partilhar a paixão que tenho pela Gastronomia. Através de experiências, dicas, opiniões, histórias e curiosidades...

26.Nov.16

MITOS DO SUSHI

O sushi já teve o seu boom, no entanto é daqueles casos que veio para ficar. Hoje em dia é raro conhecer alguém que não goste ou que pelo menos nunca tenha provado. 

Ainda assim, pairam no ar muitas duvidas e mitos relativamente ao sushi!! 

Pois bem, este post serve para desmistificar alguns dos mitos e clarificar algumas duvidas que existam por aí! 

Mitos Sushi.png

1 - Sushi significa peixe cru (FALSO) - Sushi significa arroz, mais especificamente arroz avinagrado ou arroz com vinagre. Algum sushi até pode não conter peixe crú. Se não tiver arroz é que não será sushi. As peças de peixe cru são simplesmente sashimi. 

 

2 – O que nos é servido nos restaurantes é Wasabi  (FALSO) – Grande parte do wasabi servido nos restaurantes não é wasabi! É sim, uma mistura de horseradish (rábano), mostarda e colorantes. O wasabi verdadeiro vem de uma raiz japonesa que se chama wasabia japonica e é muito caro. Este só é servido em alguns restaurantes, inclusivê no Japão. 

 

3 – Todo o peixe utilizado no sushi é fresco (FALSO) – A grande maioria do peixe servido nos restaurantes já foi congelado em alguma fase do transporte, ou até mesmo no próprio restaurante. Algum peixe até é intencionalmente congelado para ganhar sabor e textura, podendo ser só servido 1 ou 2 dias mais tarde. São poucos os restaurantes vendem peixe que nunca foi congelado! 

 

4– Sushi come-se com pauzinhos (FALSO) - Não há obrigatoriedade de usar pauzinhos, é totalmente aceitável na etiqueta japonesa usar as mãos. Nos restaurantes mais caros onde o sushi é servido na modalidade degustação do chefe, como o caso do Kanazawa em Algés, do chefe Tomo, as peças são colocadas em frente ao cliente e este deve simplesmente pegar-lhes com a mão. Não existe necessidade de utilizar pauzinhos.

 

5– O wasabi deve ser adicionado à soja e/ou ao sushi (FALSO)-  Não deve ser feito se quiser realmente apreciar o sabor do peixe. Uma peça de sushi corretamente preparada pelo chefe, vem à priori com a quantidade certa de soja e wasabi colocados pelo próprio chefe. No entanto, isto só acontece em restaurantes mais caros, na modalidade de degustação. Assim sendo, evite mergulhar as peças inteiras de sushi ou sashimi na soja e no wasabi. E nunca misture os dois, a ideia não e disfarçar o gosto da peça, colocando uma quantidade exagerada de soja ou wasabi. 

 

6– Comer sushi é perigoso – Qualquer tipo de cozinha que não siga os procedimentos corretos de produção e manipulação dos géneros alimentícios é perigosa. O sushi não é mais perigoso só por consistir em peixe cru, se os procedimentos corretos forem aplicados. 

 

Curiosidades: 

 Ikejime - método de paralisar cérebro do peixe, através da introdução de um arame na espinal medula. Permite manter uma frescura e qualidade da carne muito superior. Esta tecnica e utilizada no Japão há pelo menos 250 anos. Após a captura, ainda no barco, o espigão é introduzido no peixe.

 

Omakase – em Japonês significa "Deixo ao teu critério" e basicamente consiste em confiarmos toda a nossa refeição ao chefe. Podendo acordar-se um preço ou não. O que acontece é que o chefe nos irá servir segundo o seu critério aquilo que de melhor tem. E será a melhor forma de ter uma experiencia profunda e total num bom restaurante. 

 

Para quem tiver curiosidade e quiser descobrir um pouco mais sobre o mundo do sushi, sugiro este documentário que demonstra o dia à dia de um dos melhores, se não o melhor restaurante de sushi do mundo! Com 3 estrelas Michelin! 

Jio (1).jpg

 

https://www.youtube.com/watch?v=I1UDS2kgqY8 (TRAILER) 

https://www.youtube.com/watch?v=Yu-RogMGslg (FILME COMPLETO) 

 

Eu ainda este pequeno documentário de 29 minutos sobre a história do sushi desde as suas origens até ao que conhecemos hoje como niguiri e sashimi:

https://www.youtube.com/watch

 

3 comentários

Comentar post