Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

8withpleasure

Partilhar a paixão que tenho pela Gastronomia. Através de experiências, dicas, opiniões, histórias e curiosidades...

8withpleasure

Partilhar a paixão que tenho pela Gastronomia. Através de experiências, dicas, opiniões, histórias e curiosidades...

17.Jul.17

ALMA - Uma Noite Mágica de Sabores Bem Portugueses

Um jantar de 5 estrelas, não sei se alguma delas será Michelin e sinceramente tampoco me importa. A verdade é que hoje em dia cada vez mais ouvimos falar nos restaurantes com estrela michelin e na importância e visibilidade que isso dá. Eu sinceramente prefiro esquecer tudo isso e olhar para o restaurante como mais um restaurante com um conceito diferenciador e que poderá ou não ser do meu agrado...

IMG_20170625_220900_01.jpg

1º Crocante de Tapioca e Gaspacho

 

No Alma senti que tudo estava em perfeita harmonia, como se de uma composição de Tom Jobim se tratasse. O espaço, a decoração, a música ambiente, o serviço e a comida deixaram-me muito impressionado.

Logo à chegada fomos recebidos de uma forma muito simpática pelo escanção Gonçalo Patraquim, que de uma forma entusiasta nos acompanhou até à mesa e nos deu as boas vindas.

De seguida, foi nos então apresentada a carta de vinhos. Havia a duvida se optávamos pelo wine pairing ou por uma garrafa de vinho, mas o Gonçalo conseguiu ser bastante elucidativo e de uma forma muito simples explicou-nos um pouco como ele tinha feito o wine pairing e quais as melhores opções de vinho à garrafa para o menu Caminhos. A escolha acabou por recair sob um BTT Luís Pato que se revelou um excelente acompanhante durante toda a refeição.IMG_20170625_221435_01.jpg

 2º Salmão Marinado e Pimento Vermelho Crocante

 

O Menu Caminhos, composto por - Lula, grão, tomate confit, acelgas e caldo de lula / Presa Ibérica na brasa, chutney de banana, picle de cebola e maracujá, jus de melaço e especiarias / Morango, framboesa, merengue e sorvete de coco. Acaba por ser bem mais extenso, com 5 "mini" entradas e uma pré sobremesa, no total são 10 momentos (5 entrantes, 2 principais, 2 sobremesas e mignardises para acompanhar o café).

IMG_20170625_222108.jpg

 3º Gamba Marinada

IMG_20170625_222619.jpg

 4º Vieira com tira de pepino e crocante de quinoa

 

Os primeiros pratos são todos eles muito originais. De sabores bastante fortes e concentrados, sentimos claramente que não só o produto é de primeiríssima qualidade, como o cuidado com a apresentação e a forma como são confecionados nos convence que estamos perante uma cozinha de eleição. Destaco aqui o pimento vermelho crocante, um sabor incrível que nos remete de forma automática para o fumado do churrasco a carvão. A tapioca é muito interessante devido à textura e ao crocante. Talvez a vieira tenha sido o único que não me convenceu, estava à espera de mais sabor. Os restantes não sendo surpreendentes, são obviamente pequenas maravilhas, com toda a frescura e intensidade de sabores que deixam na boca...

IMG_20170625_223441.jpg

5º Couvert 

Por fim, terminamos esta primeira parte como normalmente se começaria em qualquer outro restaurante, o couvert composto de pão, manteiga e azeite. Um detalhe que achei muito interessante e que claramente serve para marcar a Portugalidade do restaurante. Com a tão típica broa de milho, o pão de mafra, a manteiga e uma seleção de azeite virgem do próprio chef, fechamos o primeiro ciclo da experiência e preparamo-nos para os tão aguardados principais.

IMG_20170625_224152_01.jpg

6º Lula

 

Se há coisa que tenho bem presente são as lembranças dos verões que passei no Algarve durante a minha infância e juventude. E esta pequena maravilha conseguiu remeter-me de forma automática para todos esses verões onde o peixe reinava muitas vezes à mesa. Um aroma intenso a mar, um caldo rico que nele tem envolvido ingredientes tão simples como o tomate e o grão e que aqui conseguem criar um prato onde a lula é a rainha dos mares! 5 estrelas!

IMG_20170625_230511 (1).jpg

 7º Presa Ibérica

 

E quando chega o numero 7, já sabemos que estamos perante algo especial, ou não fosse este o numero ostentado por nomes como C. Ronaldo, Figo, David Beckham, Cantona, entre outros. Neste caso é uma Presa Ibérica que foi sem duvida das melhores carnes que comi nos últimos anos. E ao seu lado temos o chutney de manga que podia ser o numero 10 e o picle de cebola e maracujá o numero 9 que com a sua acidez vai cortando o sabor mais intenso da carne. Não sei, mas ou muito me engano ou é um dos melhores pratos que já comi. E mais uma vez não temos aqui nada de anormal ou fora do comum. Tudo parece simples, mas a verdade é que com 3 ou 4 ingredientes comuns, conseguimos ter à nossa mesa pratos com alma e coração bem portugueses.

IMG_20170625_232733.jpg

8º Pré-Sobremesa - Gelado de Manjericão

 

IMG_20170625_234037.jpg

9º Morango, framboesa, merengue e sorvete de coco

 

E por fim chegamos às sobremesas, cheias de frescura, doçura e acidez, vestem a capa de finalizadores de uma experiência gastronómica única e invulgar. Ou não fosse essa a expectativa de qualquer um que visita o Restaurante Alma. As expectativas não foram defraudadas, o restaurante cumpriu a toda a escala, o serviço prestado por todos os empregados foi muito bom. Sempre prestáveis, atentos, explicação ao detalhe de todos os pratos e uma disponibilidade imediata para responder a qualquer duvida ou curiosidade.

IMG_20170625_235126.jpg

10º Mignardises

 

IMG_20170625_235234 (1).jpg

É com um simples e bem tirado expresso que se dá o apito final, no entanto ainda houve tempo espaço para um tempo de compensação pautado por umas mignardises em que o bombom de "pastel de nata" explosivo sai vencedor.

Como nota final gostaria de deixar uma palavra de apreço especial ao sommelier Gonçalo Patraquim pelo profissionalismo, entusiasmo e alegria patente no serviço prestado. É muito bom sentir que as pessoas têm alegria e paixão no que fazem e quando conseguem transmitir isso para o cliente, melhor ainda.

E eu mais do que qualquer outra pessoa talvez seja sensível a isso, pois também trabalho na área da restauração e custa-me às vezes ver pessoas com falta de alegria e dedicação no trabalho.

Não só ao Gonçalo como a toda a equipa do Alma, incluindo obviamente o Chef Henrrique Sá Pessoa, fico grato por ter podido experienciar o vosso restaurante e por obviamente saber que tenho em Lisboa mais um restaurante capaz de criar noites mágicas à mesa.

 

PREÇO MÉDIO REFEIÇÃO: 120€

Rua Anchieta, 15, 1200-224 Lisboa

21 347 06 50

http://www.almalisboa.pt/pt

https://www.facebook.com/pages/Alma-Chef-Henrique

   

Alma Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.