Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

8withpleasure

Partilhar a paixão que tenho pela Gastronomia. Através de experiências, dicas, opiniões, histórias e curiosidades...

8withpleasure

Partilhar a paixão que tenho pela Gastronomia. Através de experiências, dicas, opiniões, histórias e curiosidades...

30.Abr.17

Roteiro Gastronómico por Pamplona - Uma cidade a visitar!

Cidade dos pintxos e das tapas, onde o chuletón faz figura. Os numerosos parques e espaços verdes contrastam com uma cidade de cariz cultural bem vincado, ou não estivéssemos nós a falar da cidade San Fermín.
Mas é sobre a sua gastronomia e restaurantes que vos venho falar. Numa viagem de visita à minha irmã (residente em Pamplona há 3 anos), a comida foi como quase sempre é, o meu foco principal. Descobrir e ir aos restaurantes mais recomendados e bem cotados pelos locais é uma tarefa por vezes difícil, mas neste caso tinha o meu problema resolvido... 

18119558_721574904716228_4840891532835992654_n.jpg

Bar Restaurante Iruñazarra* 

 

É pelo centro histórico que se encontram a grande maioria de restaurantes e bares de tapas. Sim, não pensem que acontece como noutras cidades em que temos uma zona mais turística e temos de fugir do centro para conseguir comer e beber bem. É aqui que comem os locais e onde obviamente também devemos comer...Talvez por isso tenha gostado tanto da cidade

Na zona de Casco Viejo há uma maior concentração de bares e restaurantes, aqui as refeições fazem se ao balcão, o redor de pequenas mesas ou até nas ruas, vinho ou cerveja na mão e alguns pintxos que vão acamando a bebida.
Como já devem ter percebido, os pintxos são talvez o aspeto mais conhecido da gastronomia de pamplona, figurando ao redor de qualquer balcão, pontuam pela variedade e qualidade. Há inclusive um concurso anual para eleger os melhores da cidade. Não hesitem em sentar-se ao balcão de qualquer bar, pedir algo para beber e ir escolhendo alguns pintxos.

IMG_20170421_213312.jpg

Casa Otano Restaurante


Txistorra (chistorra em português), algo que não podem sair de Pamplona sem provar, é um enchido típico da zona de Navarra, muito parecido à nossa linguiça, com um sabor ainda mais intenso. há em praticamente todos os restaurantes, seja na forma de pintxo (em cima de uma fatia de pão) ou no prato. Se gostarem, podem comprar para levar, no mercado da cidade ou em outros tangtos estabelecimentos encontra-se à venda.
Também de calamares ou rabas (em tiras), patatas bravas y mejilones se faz a carta de algumas cervejarias.

IMG_20170422_212516_391.jpg

 Cerveceria Mejillonera


Entre as carnes destaca-se o Chuletón e as Costillas de Cordero. Sempre acompanhados de batatas fritas e os famosos pimientos piquillo que acompanham inúmeros pratos cozinha tipica de Navarra.

IMG_20170423_145953.jpg

IMG_20170423_145800.jpg

Bar Restaurante Iruñazarra


Tortillas, à boa maneira espanhola não há café ou bar que não as tenha ao balcão, prontas a cortar e servir na hora. Mas para os apreciadores desta iguaria, há um café que as faz de uma forma diferente e onde a visita é obrigatória, uma tortilla mais húmida em que o ovo não é totalmente cozinhado. Para terem uma ideia, neste pequeno Bar/Café( La Navarra) servem-se em média 420 pintxos de tortilla diariamente. Não deixem de ir, fica na Calle Amaya 10.

IMG-20170505-WA0079.jpg

 La Navarra


Para os mais gulosos também há boa doçaria em Pamplona. E o destaque vai obviamente para os GARROTICOS (pequenos pasteis folhados, recheados de chocolate de avelã), onde?! Pastas Beatriz, um estabelecimento com mais de 40 anos e que chega a fazer 2400 unidades ao dia!! São vendidos a peso (12€/kg) e garanto-vos que não se vão arrepender, é difícil ficarém-se só pelo primeiro...

IMG_20170425_100041.jpg

IMG_20170425_100022 (1).jpg

Pastas Beatriz

 

A Trenza del Reyno é outro doce muito tipico e que se encontra à venda em vários estabelecimentos. É uma trança de massa folhada que pode levar variados recheios.
Ainda outra opção, já fora do típico e para quem gosta de crepes (doces ou salgados) é um café muito pequenino gerido por uma senhora. Onde há uma variedade enorme de opções, entre crepes de oreo, nutella, morangos, queijo, frutos secos, etc. Chama-se La Creperia e fica na Calle San Gregorio, 23

Há também um pequeno mercado, que merece a pena a visita, quanto mais não seja para comprar alguns queijos ou enchidos ou ter uma ideia dos produtos locais que mais se vendem (espargos brancos e verdes, alcachofras, pimentos, etc).

mercado-020.jpg

Mercado de Santo Domingo**

 

Pamplona é uma cidade fácil de gostar, quer pela sua simplicidade, quer pela sua beleza natural. Nada parece muito modificado ou alterado do original, pequenas ruas muito típicas, com prédios baixos de diferentes fachadas vão pautando a paisagem citadina do centro histórico. Há vários parques que são de visita obrigatória - Ciudadela; Taconera; Yamaguchi ou o Parque de los Sentidos (um pouco mais longe do centro). A Plaza del Castillo é imponente e sendo a principal e mais central da cidade, junta locais, turistas e visitantes num só espaço comum. ME ENCANTA...

IMG_20170422_153503.jpg

Plaza del Castillo 

 

https://www.facebook.com/barIrunazarra/

https://www.facebook.com/Casa-Otano-Restaurante/

https://www.facebook.com/Cerveceria-la-Mejillonera/

https://www.facebook.com/pages/Bar-La-Navarra/

https://www.facebook.com/pages/Pastas-Beatriz

https://www.facebook.com/La-Creperia/ 

 

*(foto retirada da página de facebook) 

**(foto retirada do website do mercado)