Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

8withpleasure

Partilhar a paixão que tenho pela Gastronomia. Através de experiências, dicas, opiniões, histórias e curiosidades...

8withpleasure

Partilhar a paixão que tenho pela Gastronomia. Através de experiências, dicas, opiniões, histórias e curiosidades...

25.Jul.16

Bella Ciao - A Cantina Italiana de Lisboa

"Qui si mangia come a casa della Mamma" IMG_20151222_203241.jpg

O Bella Ciao está dentro do meu top 10 de restaurantes em Lisboa. É com alguma regularidade que visito o espaço, seja para um almoço rápido quando estou por perto, ou para um jantar mais prolongado.

Se queremos comida italiana, mas não queremos pizzas, então temos de ir ao Bella.

Uma tasca italiana, no Chiado, que à primeira vista podemos desconfiar...Mas desenganem-se, é realmente comida da "Mamma", serve das melhores massas e sem dúvida as melhores almondegas que alguma vez comi!

O que senti no Bella Ciao, é que sabe tão bem quando se come bem, se é bem recebido, se é bem servido e se paga com prazer a refeição que nos é presenteada. Acima de tudo, podermos partilhar uma bela refeição num ambiente acolhedor e autêntico onde sentimos que há o prazer de bem receber.

IMG_20151222_204535 (1).jpg

Salada de Oferta (vem sempre para a mesa)

 

O espaço é pequenino, com as tipicas cadeiras de madeira das tascas e as mesas com toalha aos quadrados vermelhos e brancos que nos remetem automaticamente para lembranças caseiras, provavelmente da casa dos nossos avós onde sempre se come ou comeu bem. E o bella ciao é isso mesmo, um restaurante que está ali pela qualidade dos pratos que serve, cozinha italiana autentica. O chefe é italiano (Marcello Di Salvatore) e como se pode ler no website do restaurante, "tinha saudades da boa comida do seu país de origem, feita com ingredientes verdadeiramente italianos, e em boa hora decidiu criar um restaurante autêntico, onde serve aos clientes produtos tão bons e frescos como em sua própria casa".

As almôndegas são para mim uma obrigação, suculentas, tenras e saborosas, envoltas num molho de tomate com pimentos perfeito. Sendo uma ótima opção como entrada para partilhar, abrindo o apetite para as rainhas da casa...

IMG_20151222_205345 (1).jpg

Almondegas

Falo das massas claro, vêm all dente (outra coisa não seria de esperar) e são ricas em sabor, com os melhores ingredientes. A minha preferida é o Pappardelle Porcinim o Bucatini com guanciale e queijo pecorino, também é ótimo, assim como a Carbonara que é feita com guancciale (bocheca do porco), como manda a lei. Mas posso assegurar que qualquer uma é boa opção, escolham consoante o vosso gosto pessoal, de certeza que não vão sair defraudados.

 

IMG_20170418_133555.jpg

Spaghetti Carbonara

 

 IMG_20170418_133653_01.jpg

Pappardelle Porcini

 

Resumindo, é um restaurante onde se come bem (as doses são generosas), obviamente que não é o restaurante para ter um jantar romântico ou mais privado porque há sempre grupos e as mesas estão muito próximas umas das outras. Mas na minha opinião, de outra forma não podia existir e de outra forma não seria o mesmo restaurante e não poderia proporcionar a experiência que proporciona.

E para terminar, fiquem com este belo e delicioso TIRAMISSU. É qualquer coisa...

IMG_20151222_214237 (1).jpg

Tiramissu

 

Na minha opinião há restaurantes para tudo e todos podem ser bons, do mais barato ao mais caro. Simplesmente todo o conceito tem que estar em sintonia (espaço, serviço, comida e preço). E é isso que acontece no Bella Ciao, parece que tudo faz sentido e nada parece estar fora do sitio.

Aviso! Às sextas e sábados ao jantar convém marcar mesa com 1 a 2 dias de antecedência porque está quase sempre cheio.

 

Preço Médio: 15 euros

Rua do Crucifixo 21, 1100 Lisboa

21 093 57 08

http://cantinabellaciao.wixsite.com/bellaciao

https://www.facebook.com/bellaciaolx

 

Bella Ciao Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato