Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

8withpleasure

Partilhar a paixão que tenho pela Gastronomia. Através de experiências, dicas, opiniões, histórias e curiosidades...

8withpleasure

Partilhar a paixão que tenho pela Gastronomia. Através de experiências, dicas, opiniões, histórias e curiosidades...

19.Dez.16

BONSAI, meu bom BONSAI!

Fazia algum tempo que não comia sushi. Depois de 3 meses em Barcelona e as oportunidades (€) para comer sushi serem escassas (€), de regresso a Lisboa, o primeiro plano para ir jantar fora e
ra sushi! 

Após alguma pesquisa, decidi apostar num velho e seguro restaurante Japonês da nossa cidade, o BONSAI. Não conhecia, mas as boas reviews em blogs e revistas do tema eram algumas, tornando esta uma opção à partida segura.

Numa ida a dois, a escolha de mesa, feita previamente na reserva, foi uma das salas mais resguardas com mesas baixinhas e onde nos sentamos no chão para degustar as especialidades do dia. E posso afirmar, que logo aqui a experiência no Bonsai começa por ser enriquecedora e ter aquele + relativamente a outros espaços. 

IMG_20161007_210234 (1).jpgIMG_20161007_211153.jpg

Espinafres com pasta de sésamo / Barriga de Porco 

 

Para além do espaço e decoração típicos e envolventes, que começam a contribuir para o Umami*, também não é menos importante o serviço ao cliente prestado no restaurante. Desde cedo somos introduzidos de uma forma muito esclarecedora ao menu do dia e a todas as opções possíveis da carta.  

Há então à parte da carta fixa do restaurante, um menu especifico para o dia e que nos é explicado ao detalhe por parte do(a) empregado(a), que tenta ao máximo fazer com que as nossas escolhas vão de encontro aquilo que são as nossas preferências e gostos pessoais. 

Bem, mas posso vos dizer que não é uma tarefa nada fácil resolver o menu, um verdadeiro desafio para os paladares mais curiosos e aventureiros. Mas lá acabámos por decidir experimentar um pouquinho de tudo, desde o sashimi, a outros pratos quentes japoneses. Acabei assim não só por matar as saudades do sashimi, como presentear o meu palato de outras iguarias da gastronomia nipónica. 

IMG_20161007_210527 (1).jpg

Tártaro de Barriga de Atum

 

Importa então referir que no Bonsai, estamos perante uma carta extensa no que toca à cozinha japonesa, desde sushi, a pratos de arroz (donburi), massas, tempura, etc.  

Acabou por ser uma verdadeira viagem, ainda que não muito extensa, mas o suficiente para ficar convencido de que o Bonsai é um dos BONS restaurantes japoneses da nossa cidade e um dos meus favoritos, se não vejamos: 

Um dos melhores sashimi que já comi, fresco, saboroso, amanteigado, a barriga de salmão ainda hoje me morde as papilas gustativas. A barriga de porco com a quantidade de gordura certa, super tenra, a desfazer-se entre o doce e o salgado. Os espinafres envolvidos numa pasta de sésamo também foram uma excelente surpresa, assim como tártaro de barriga de atum, tão recomendado pela empregada de mesa que nos serviu. E para terminar um surpreendente tiramisú de chá verde que arrematou de forma perfeita este jantar. 

IMG_20161007_213046 (2).jpg

Susi Sashimi Combo

 

A acompanhar tudo isto, um chá verde com arroz tostado, muito bom, sente-se perfeitamente o gosto do arroz que é bastante agradável. 

E como se já não estivesse satisfeito e conquistado, houve ainda espaço para o chef de sushi (Lucas Azevedo) nos fazer uma pequena oferta. Um pequeno detalhe que marca a diferença e ajuda muitas vezes a fidelizar um cliente. 

Confesso que ainda não consegui regressar ao Bonsai, mas uma coisa vos posso garantir, é na atualidade a minha primeira escolha para ir comer sushi ou comida japonesa. E sim, ainda não regressei porque também ainda não voltei a comer sushi desde que lá fui (felizmente ou infelizmente Lisboa tem hoje em dia uma oferta gastronómica que torna difícil a repetição de restaurantes num curto espaço de tempo). 

IMG_20161007_222151.jpg 

Tiramisu de Chá Verde

 

Durante o Inverno há Ramen no Bonsai aos Sábados (15 em 15 dias), por 15 euros. E todas as semanas há um menu executivo de almoço com excelentes opções e a um preço muito acessivel.

O Bonsai tem assim uma oferta variada e a toda a escala, conseguindo servir qualquer tipo de cliente, estando este disposto a pagar mais ou menos pela uma refeição. Dá a possibilidade de os mais curiosos, mas também apreensivos, poderem provar um pouco da gastronomia japonesa, sem que para isso tenham de investir muito...

 

 *Umami (palavra de origem japonesa que significa "delicioso e apetitoso") é o nome do quinto sabor básico descoberto pelo pesquisador japonês Kikunae Ikeda, no ano de 1908. O umami complementa os outros quatro gostos básicos do paladar humano: amargo, doce, azedo, salgado. O sabor umami é composto por três principais substâncias presentes em diversos alimentos: glutamato, inosinato e guanilato. 

 

PREÇO MÉDIO REFEIÇÃO: 30/40 euros (para os mais entusiastas)

                                             10 euros (Menu Almoço durante a semana)  

Rua da Rosa, 248. Bairro Alto, Lisboa

213 462 515

(Fechado ao Domingo e 2.ª)

https://www.facebook.com/BonsaiRestaurante/

 

Bonsai Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato