Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

8withpleasure

Partilhar a paixão que tenho pela Gastronomia. Através de experiências, dicas, opiniões, histórias e curiosidades...

8withpleasure

Partilhar a paixão que tenho pela Gastronomia. Através de experiências, dicas, opiniões, histórias e curiosidades...

30.Ago.16

Tempura de Portugal!

É verdade, muitos de nós não sabemos e eu também não o sabia, até me deparar com esta curiosidade enquanto folheava o meu livro de cabeceira sobre gastronomia asiática. A origem do tempura é Portuguesa!!

O tempura para quem não sabe, é um prato clássico da culinária japonesa que consiste em vegetais ou mariscos envoltos num polme muito fino e fritos por um par de minutos em óleo muito quente, de modo a obter a consistencia crocante. O mais comum e mais servido em restaurantes é o camarão.

tempura-banner.jpg

 

Consta então, que foram missionários Portugueses durante o século XVI, mais especificamente na cidade de Nagasaki, que introduziram esta receita no Japão. Isto porque os Jesuítas não comiam carne vermelha durante a Quaresma e, portanto, o tempura de legumes constituía uma alternativa na sua alimentação.

Relativamente ao nome existe alguma controvérsia, pois pode tanto ter origem na palavra portuguesa “tempero” ou na palavra “tempora” que em latim significa período de tempo, sendo que Quaresma é “ad tempora quadragesimae”.

Mas controvérsias à parte, o que é facto é que o tempura tem a mão Portuguesa, e basta lembrarmo-nos dos nossos peixinhos da horta para ver as semelhanças.

 

Peixinho-da-Horta-SI-2.jpg

 

 

3 comentários

Comentar post